neuronio

neuronio

quinta-feira, 27 de junho de 2013



Google Street View ganha imagens do prédio mais alto do mundo 


Burj Khalifa, em Dubai, tem 828 metros de altura e foi fotografado ao longo de três dias. Coleção inclui fotos do interior e também do exterior do prédio.

As coleções especiais são um recurso raro do Street View usado para documentar “locais culturalmente significativos que as pessoas normalmente não poderiam ver”, incluindo recifes submersos, museus famosos e a Casa Branca. O Burh Khalifa se junta à lista após ter sido fotografado por dentro e por fora durante um período de três dias.
O dispositivo usado na captura dos panoramas em 360 graus, uma mochila chamada Trekker, nunca havia sido usado em um local tão alto. Os funcionários da Google foram colocados até mesmo em plataformas suspensas, para que pudessem capturar imagens externas no topo do prédio.
khalifa_streetview-360px.jpg
Vista de Dubai, do topo do Burj Khalifa
“Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para colocar uma obra-prima da arquitetura em frente a milhares de pessoas em todo o mundo”, disse Tarek Abdalla, Gerente e Marketing do Google no Oriente Médio e Norte da África.
“Fomos à Emaar (responsável pela construção do prédio) em Outubro perguntando como poderíamos apresentar esta obra prima a todo o mundo e, seguindo o espírito de Dubai, fomos além dos limites da tecnologia”.
O tour inclui visões em 360 graus das áreas residenciais e comerciais, os elevadores de alta-velocidade, os “Sky Lobbies” com visão panorâmica, salas comerciais e de reunião, além do deck de observação. As imagens podem ser vistas em um site especial, www.google.ae/streetview


Microsoft lança atualização do Windows 8 e traz de volta botão Iniciar


windows-81-tudo-3-640x344
Foi anunciado a versão preview da nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.1. O mais importante: o botão Iniciar está mesmo de volta, mas agora seu uso é um pouco diferente do que estamos acostumados. Todas as novidades foram divulgadas durante a conferência para desenvolvedores da empresa, a Build, em São Francisco.
O botão Iniciar, tão solicitado pelos usuários do sistema, serve agora para abrir a tela Iniciar, com atalhos para os aplicativos. É possível classificar de diversas maneiras, o que auxilia bastante a vida do usuário. Agora, é possível colocar blocos de diferentes tamanhos, o que ajuda a colocar mais apps na tela Iniciar.
A mudança mais chamativa é a reformulação do visual da Windows Store, a loja de aplicativos do sistema. Chegam ao fim os blocos coloridos, dando uma impressão mais limpa. Em relação aos apps, a Microsoft garante que todos terão atualizações automáticas pela loja.
O Internet Explorer 11 vem com melhorias de desempenho e layout. A empresa anunciou que ele estará mais rápido e agora abre abas infinitas. Diversas outras funções, como lista de leitura também foram adicionadas.
windows81
A busca do sistema foi integrada. Agora o Bing vasculha tanto arquivos e programas no computador quanto a internet. Essa busca universal abre em uma interface independente semelhante a um app.
No sistema de gerenciamento, o Windows 8 abrirá quatro aplicativos ao mesmo tempo, dependendo da resolução da tela. A atualização é uma resposta às diversas reclamações de usuários desde que o novo sistema foi lançado ano passado.
A atualização é gratuita para PCs e tablets e já está disponível em 11 idiomas, incluindo português do Brasil. Esta é uma versão preview, voltada para desenvolvedores (e quem mais quiser se arriscar). Ainda não há prazo para chegada da versão definitiva. [Via CNET e Gizmodo]

Kim Dotcom vai participar das próximas eleições na Nova Zelândia

Kim Dotcom, fundador do site Megaupload e que está na Nova Zelândia à espera do julgamento sobre sua extradição para os Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira que pretende participar das próximas eleições do país com o objetivo de defender a internet.
"Vou participar. Vou ajudar o máximo possível nas próximas eleições (2014) para me assegurar que o governo vai levar mais a sério a internet", declarou Dotcom durante a realização do "café da manhã anual 'Mega'", acompanhado por especialistas e empresários da informática.
O programador de origem alemã não ofereceu mais detalhes sobre como será sua participação na política neozelandesa, afirmou o jornal New Zealand Herald em seu site.
Dotcom, que espera em liberdade condicional na Nova Zelândia o início de seu julgamento de extradição, também comentou que aguarda o começo do projeto de instalação de um segundo cabo submarino para aumentar a velocidade da internet na Nova Zelândia.
O fundador do Megaupload pediu aos presentes que lutem contra uma lei neozelandesa que daria maiores poderes às agências de espionagem e permitira que o governo tivesse acesso às informações das empresas de internet e de telecomunicações.
Dotcom é réu em um processo legal desde janeiro de 2012, após uma operação do FBI em sua mansão nos arredores de Auckland, que incluiu o confisco de seus bens, o fechamento do site Megaupload, o congelamento de suas contas e várias prisões.
Nesse complicado processo judicial ocorreram muitas irregularidades, como o uso de ordens ilegais para sua prisão e, no ano passado, explodiu um escândalo de espionagem ilegal de Dotcom por uma agência de Inteligência neozelandesa.
"Potencialmente, em certo ponto, podemos pedir uma indenização ao governo neozelandês por todos os danos. Mas não quero ser um fardo para a Nova Zelândia. A maior parte desse valor (possível indenização) poderia ser revertido em investimentos na instalação de cabos submarinos e banda larga para as regiões rurais", disse Dotcom.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Empresa lança satélites para levar internet a regiões carentes

O3b Networks vai cobrir a área próxima à linha do Equador


Reprodução
Satélite
Uma empresa americana chamada O3b Networks está prestes a lançar quatro satélites para o espaço, que deverão enviar sinal de internet para regiões sem acesso.

O foguete com os satélites tinha lançamento marcado para esta segunda-feira, 24, mas sofreu um atraso de um dia devido às más condições climáticas na Guiana Francesa, local de lançamento.

A O3b, cuja sigla significa "Outros 3 bilhões" em inglês, tem como objetivo primário o tráfego de voz de dados para operadoras de telefonia e provedores de internet. Outros satélites já fazem esta tarefa, mas a abordagem da empresa é diferente.

A companhia pretende que os satélites orbitem a uma altitude de 8 mil quilômetros, que é quatro vezes mais perto da superfície do que os tradicionais satélites estacionários, que orbitam a 36 mil quilômetros. Desta forma, deve ser reduzido o "delay" das informações, bem como a latência.

A órbita dos satélites irá permitir a cobertura de uma área de 45 graus ao norte e ao sul do Equador, o que facilitaria abrangeria boa parte da América Latina, África, Sudeste Asiático, Oceania e Oriente Médio.

A empresa prevê o lançamento de mais quatro satélites ainda em setembro deste ano e mais quatro no ano que vem.

A O3b é fruto da frustração de seu fundador, Greg Wyler, em acessar a internet durante sua viagem a Ruanda, na África. O projeto tem como apoiadores o próprio Google, que também tem seus próprios projetos para expansão de internet, incluindo a utilização de balões.

sábado, 22 de junho de 2013

Falha expõe dados de 6 milhões de usuários do Facebook

Algoritmo de recomendação de amigos permitia que usuários tivessem acesso ao telefone e e-mail de outras pessoas

Reprodução
Sad Facebook
Uma falha de segurança noFacebook fez com que os dados de 6 milhões de usuários ficassem expostas, segundo a própria empresaafirmou em sua página oficial.

No comunicado, a rede social afirma que números de telefone e endereços de e-mail foram armazenados de forma equivocada como parte dos algoritmos de recomendações de amigos. Assim, quando uma pessoa baixasse todo seu histórico na página, ela poderia também receber informações de outras pessoas.

"Houve outros endereços de e-mail e telefones incluídos nos downloads, mas eles não estavam conectados a nenhum usuário do Facebook ou nomes de indivíduos. Para a maioria dos endereços e números afetados, cada indivíduo teve seus dados incluídos nos downloads uma ou duas vezes. Ou seja, na maioria das vezes os dados foram expostos para apenas uma pessoa", diz o Facebook.

A empresa completa dizendo que nenhum outro tipo de informação pessoal ou financeira foi vazada e "apenas os usuários do Facebook - e não desenvolvedores ou anunciantes - têm acesso à ferramenta de download de informações".

O post diz que as informações não são necessariamente verdadeiras ou atualizadas, já que elas eram fornecidas por outras pessoas no Facebook. Também não há informação de que a falha tenha sido explorada de forma maliciosa. Além disso, a rede social crê que o impacto será mínimo já que as informações foram vazadas apenas para pessoas que tem algum tipo de contato com a vítima.

Assim que o problema foi identificado, a ferramenta para o download das informações do usuário foi tirada do ar para correção da falha e, logo no dia seguinte, o recurso voltou ao ar.

Facebook informa que em breve entrará em contato com os usuário afetados por e-mail.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Efeito PlayStation 4 - Microsoft volta atrás, Xbox One não virá com restrições

A Microsoft anunciou uma revisão das políticas do novo Xbox One, previsto para chegar às lojas em novembro. Conforme divulgado nesta quarta-feira, a empresa anunciou oficialmente que removerá todas as restrições impostas ao Xbox One em relação aos jogos usados, conexão online, o bloqueio de região, entre outras imposições.
Essas mudanças, de acordo com a empresa, foram tomadas após as apresentações da Electronic Entertainmente Expo (E3), maior feira do setor de videogames no mundo e também por conta da resposta negativa dos fãs às restrições. Os consumidores, claro, compararam o console ao PlayStation 4, que teoricamente não vai impor as mesmas limitações.
Abaixo a lista das mudanças anunciadas ao Xbox One:
  • Não haverá exigência de conexão online para rodar jogos;
  • O console não precisará efetuar checagens online a cada 24 horas;
  • Não haverá bloqueio de região;
  • Não haverá restrições para o empréstimo dos jogos;
  • Não haverá restrições para rodar jogos usados;
  • A conexão online será exigida somente na configuração do console;
  • Todos os jogos baixados rodarão online e offline.

quinta-feira, 20 de junho de 2013


Medida do Yahoo! pode expor internautas a criminosos

Empresa vai liberar IDs inativos, que podem ser assumidos por gente mal intencionada

Reprodução
Yahoo!
Yahoo! anunciou que liberará os logins inativos há 12 meses para que outros internautas possam utilizá-los, causando temor sobre a possibilidade de criminosos tomarem o lugar de outras pessoas por meio desses IDs.

Desde 12 de junho, quando a medida foi anunciada, usuários têm 30 dias para pedir suas contas inativas de volta, antes que sejam liberadas a outras pessoas - que pode ser bem ou mal intencionadas.

Na quarta-feira, 19, a companhia veio a público na tentativa de minimizar o problema, informando que somente 7% das contas a serem disponibilizadas estão vinculadas a e-mails reais do Yahoo!.

Segundo a Reuters, o Yahoo! falou com empresas como Google e Amazon para tentar evitar que hackers se apropriem de contas em outros serviços por meio de IDs que pegarem junto ao Yahoo!.

"Posso dizer com 100% de certeza que é absolutamente impossível que nada aconteça? Não. Mas nós estamos indo a extremos para garantir que nada de ruim aconteça com os nossos usuários", comentou Dylan Casey, diretor sênior em plataformas de consumo da empresa.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Empresa cria computador menor que uma moeda

Dispositivo roda o Android 4.1, mas também pode usar outros sistemas baseados em Linux


Variscite
mini computador
Os celulares de hoje em dia carregam muito mais poder de processamento que muitos computadores várias vezes maiores. Mas os computadores também estão reduzindo de tamanho, como mostra um novo projeto de uma empresa chamada Variscite, que desenvolveu uma máquina menor que uma moeda.

O dispositivo, que lembra bastante o Raspberry Pi, tenta ser ainda menor. Seu nome é DART-4460, e conta com um processador ARM Cortex-A9 e mede apenas 52 mm x 17 mm x 4,7 mm.

Com um tamanho desses, obviamente ele não é um PC dos mais potentes, mas ainda é eficiente. O processador é dual-core, com clock de 1,5 GHz, com 1 GB de memória RAM e placa gráfica PowerVR SGX 540. O dispositivo roda o Android 4.1 (Jelly Bean), mas pode rodar outros sistemas baseados em Linux.

São 8 GB de armazenamento interno e o DART-4460 ainda conta com Wi-Fi, Bluetooth 4.0, saída HDMI, slot para cartão SD e USB. Ele é voltado principalmente para desenvolvedores.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Oficial: Facebook adota hashtags

Rede social promete que ainda irá trazer mais ferramentas para hashtags

Reprodução
Hashtag
O Facebook anunciou nesta que irá adotar as hashtags (#). O famoso recurso, que agrupa postagens com o mesmo termo, é popular em outras redes sociais, como Twitter.

“Hashtags são apenas o primeiro passo para ajudar as pessoas descobrirem mais facilmente o que outras estão dizendo sobre um tópico específico ou participar de conversas públicas. Nós continuaremos a implementar mais ferramentas ao longo das próximas semanas e meses, incluindo hashtags em alta e ‘hashtags profundas’, que ajudam pessoas a descobrirem um mundo de mais conversas”, diz a rede social em comunicado.

Quando você clicar em uma hashtag será redirecionado a uma página com postagens relacionadas ao mesmo tema. Além disso, o Facebook garante que posts importados de outras redes, como Instagram, também funcionarão com as hashtags. Também será possível buscar por tags específicas.

O Facebook afirma que o recurso começará a ser disponibilizado a partir de hoje (quarta-feira, 12) e os usuários poderão usar ao longo das próximas semanas. Vale lembrar que as hashtags irão agrupar apenas posts públicos o que seus amigos compartilharem com você.

O Google Plus, concorrente da plataforma de Mark Zuckerberg, oferece hashtags desde o início e, em maio, tornou o recurso mais inteligente. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sony anuncia o tão esperado PS4 e Microsoft chora a derrota do Xbox One \O/

Na noite desta segunda-feira (10), a tão aguardada conferência da Sony na E3, realizada em Los Angeles, não podia ter sido mais satisfatória para os gamers. Primeiro porque a empresa enfim apresentou o aparelho  pois até então o público só conhecia o controle. Segundo porque, horas depois da Microsoft contar novidades sobre seu Xbox One, a gigante japonesa de tecnologia conseguiu superar a concorrente em uma série de quesitos, incluindo o preço. 
Enquanto o console da Microsoft foi anunciado a US$ 499 - sendo R$ 2.199 para o Brasil -, o aparelho da Sony será vendido por valor consideravelmente menor, US$ 399,00, ou seja, US$ 100 mais barato.
Mas não foi só no quesito preço que a Sony bateu a feroz concorrente. Após afirmar que o novo aparelho terá mais de 100 games disponíveis em seu primeiro ano de atividade, ela garantiu, dando uma “alfinetada” na  empresa norte-americana: no PS4 não haverá restrições para jogos usados. Além disso, a Sony prometeu que os jogos não precisarão ser conectados à internet para serem autenticados.
Resta-nos agora aguardar a data exata do seu lançamento. Portanto prepare seu bolso, talvez venda alguns órgãos ou um parente, provavelmente seu preço aqui não será menor que R$ 1900,00, uma bagatela se comparado ao atual salário mínimo brasileiro ...

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vírus que rouba contas se espalha no Facebook

Koobface rouba conta de usuários com um link falso para um suposto vídeo


Reprodução
virus facebook
A empresa de segurança virtual McAfee publicou nesta segunda-feira relatório alertando sobre o vírus Koobface, que rouba contas do Facebook e está se espalhando cada vez mais.

O vírus envia mensagens aos amigos da vítima pedindo para eles clicarem em link para ver um vídeo. Se a pessoa cair na cilada, ela executa um programa em seu computador, que diz ser necessário atualizar o reprodutor de vídeo. Se a pessoa aceitar, sua conta está perdida.

malware já se espalha desde 2008, quando diversos usuários perderam suas contas. Ele rouba informações de login do Facebook. Em 2012, o Facebook chegou até a investir US$ 250 mil para que a Universidade do Alabama, em Birmigham, fizesse mais pesquisas com o objetivo de acabar com a praga.

“A ressurreição do Koobface nos lembra que redes sociais continuam sendo uma grande oportunidade para roubar informações pessoais”, diz Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs.

Fonte: Olhar Digital